FOTOS - NOTÍCIAS - FATOS - ACONTECIMENTOS

Notícias sobre Cícero Dantas e cidades vizinhas. Acesse o nosso site diariamente e fique por dentro de tudo o que acontece na região. Participe das nossas enquetes, deixe o seu comentário. Contribua para o nosso crescimento.

MORRE, AOS 91 ANOS, JOAOZITO VIEIRA



Um dos mais tradicionais selecionadores de nelore do país, João Batista de Andrade, conhecido como Joãozito Andrade, será sepultado amanhã (17/06), no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador (BA). O velório acontece no cemitério. Joãozito tinha acabado de completar 91 anos na terça-feira, 14 de junho. Nascido em Jeremoabo, no semi-árido do nordeste baiano, ele criava as raças nelore e cangaian, além de cabras e ovinos na Fazenda Trindade (Cìcero Dantas-BA).
De família de pecuaristas, Joãozito Andrade iniciou a seleção de nelore em 1942 com seis vacas e um touro gado com característica do legítimo nelore indiano de Ongole, oriundos do rebanho do pai, Manoel Vieira de Andrade. Joãozito desenvolvia um trabalho em consanguinidade e criava o rebanho em regime de pasto e caatinga, sem suplementação mineral. O objetivo era obter animais com rusticidade, fertilidade, habilidade materna, conformação de cobertura de carcaça, mansidão e valorização econômica.
O criador também realizou experiências com a raça cangaian. Segundo suas pesquisas, grande parte do rebanho nacional possuía sangue cangaian. Foram 30 anos de pesquisa e experiência, período em que o rebanho foi preservado em estado de pureza, contribuindo para a conservação do patrimônio genético da raça.

Com informações da ABCZ.
Compartilhe no Google Plus

ATENÇÃO AOS COMENTÁRIOS | BLOG Cícero Dantas

Os comentários aqui deixados são de inteira responsabilidade do usuário. Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião quanto ao fato noticiado. Porém, as opiniões e/ou pensamentos aqui expressados que, por ventura, sejam entendidos pelo Blog como ofensivos, serão apagados assim que visualizados pela redação.

0 comentários:

Postar um comentário